terça-feira, 1 de junho de 2010

Na aula de Língua Portuguesa, que foi hoje à tarde, a minha turma foi à biblioteca para se encontrar com a escritora Sara Rodrigues, conhecida por publicar a colecção "Clássicos a Brincar" com Cristiana Resina.
A sessão foi apelativa e divertida. A autora fez uma breve introdução sobre os livros e sobre a própria colecção.
O livro escolhido para a nossa turma foi Auto da Barca do Castigo, adaptação livre do clássico Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Na obra, os alunos, no primeiro dia de férias, vão ter a um porto, onde os esperam duas barcas. Uma, triste e feia; outra, bonita e alegre.
Os alunos que se portaram bem, vão viajar na barca "fixe": a Barca da Fantasia; pelo contrário, os alunos que tiveram más notas por preguiça e/ou foram maus para os amigos, viajarão na barca má, a Barca do Castigo.
O jogo proposto pela autora foi cativante para todos. Fizemos um "julgamento" num "tribunal", onde havia diversas personagens: o juiz, o advogado de defesa, o advogado de acusação e o réu, que escolhia a personagem preferida do livro para ser acusada, descobrindo se deveria ou não viajar na Barca da Fantasia.
Fizemos dois julgamentos. No segundo, eu fui a ré e escolhi ser a Bia, o-b-v-i-a-m-e-n-t-e. Se leram o livro sabem do que estou a falar.
As acusações foram renhidas, mas *rufar de tambores* fui para a barca *rufar de tambores XD* da Fantasia!
Consoante a barca que lhe fora destinada, o aluno que fez de réu teve de vestir uma barca de tecido.
Por fim, a autora autografou os livros, mas com alguma originalidade! Ora vejam o que ela escreveu no interior do meu exemplar de Auto da Barca do Castigo:

Para a Margarida,
que eu espero que não seja tão
vaidosa como a nossa Bia e
possa, ao longo da vida, com
muita alegria, fazer muitas viagens
na Barca da Fantasia!
Foi uma tarde muito divertida!

Sem comentários: